quinta-feira, 11 de junho de 2009

COGUMELOS NA SERRA DA GARDUNHA

O COGUMELO AMANITA CAESAREA NO ALCAIDE
Classe: Basidioymicetes
Ordem: Agaricales
Família: Amanitaceae
Género: Amanita
Espécie: Amanita caesarea
O cogumelo Amanita caesarea, Amanita real ou Amanita dos césares, por ser favorito dos imperadores romanos, um dos melhores cogumelos comestíveis, denominado, no Alcaide, por Briçosos e Biçós, pode dizer-se que praticamente desapareceu com os castanheiros. Apresentando relativa abundância até meados do século XX, principalmente nos soutos, em que era muito procurado, surge, actualmente, esporadicamente apenas em dois lugares da área da aldeia. Em 2008, não foi encontrado.
DESCRIÇÃO:
Chapéu: O chapéu do A. caesearea pode atingir a altura de 9 a 20 cm de diâmetro, tem a cor laranja ou vermelho-laranja, raramente a cor amarela. É liso e brilhante, com algumas pregas nas margens e algumas vezes apresenta-se fendido. Pode apresentar, colados nele, restos da volva branca.
Himénio: Formado por lamelas de cor amarela clara ou cor de limão, cerradas, fazendo contraste com laranja do chapéu.
: Pode crescer de 7 a 15 cm de altura e 2 a 3 cm de espessura, é oco e da mesma cor das lamelas, por vezes, com tons alaranjados. Tem um anel descaído, com pregas, da mesma cor. A volva, fazendo lembrar um saco, é espessa, branca e persistente.
Nos exemplares jovens, quando o chapéu ainda está envolvido pela volva, este cogumelo assemelha-se a um ovo estrelado.
Carne: Branca, amarelada junto da cutícula, consistente.
"HABITAT": Surge sob as árvores, especialmente castanheiros e carvalhos, no Outono.
OBSERVAÇÕES: É um excelente comestível, considerado o rei dos cogumelos. No Alcaide, era ingerido cru, por algumas pessoas.
Pode confundir-se com o Amanita muscaria, que é venenoso, mas a volva deste é muito frágil, enquanto do A. casearea é espessa e resistente. As escamas do A. muscaria podem ter desaparecido.
Cogumelo a formar-se. O chapéu alaranjado a sair da volva branca, vista lateral.

Cogumelo a formar-se. O chapéu a sair da volva, vista superior.

Cogumelo maduro. Chapéu alaranjado, com restas brancos da volva, no centro. O pé amarelo alaranjado, introduzido na volva, bem desenvolvida.


Chapéu visto de cima.

Himénio de lamelas amarelas, livres.


Himénio de lamelas amarelas, livres, e pé com anel amarelo.





Nenhum comentário: