sábado, 6 de junho de 2009

COGUMELOS NA SERRA DA GARDUNHA

O "BOLETUS AESTIVALIS" NO ALCAIDE


Divisão: Basidimycota
Classe: Agaricomycetes
Ordem: Boletales
Família: Boletaceae
Género: Boletus
Nome: Boletus aestivalis

Os boletos são cogumelos basidiomicetes, caracterizados por terem o himénio formado por tubos, semelhante a uma esponja, onde são criados os esporos. Existem mais de três dezenas de espécies de boletos.

O Boletus aestivalis, conhecido por boleto de verão, por aparecer mais desde o fim da Primavera até ao fim do Verão, pode dizer-se que é uma maravilha do Verão. Necessitando de calor e de sol, é mais frequente após as chuvas. É semelhante ao Boletus edulis, distinguindo-se deste não apenas pela estação do ano em que aparece, mas também pelo reticulado que cobre todo o pé e pela ausência de margem branca no chapéu. Devido aos retículos no pé, é também designado por Boletus reticulatus.
DESCRIÇÃO:
Chapéu: O chapéu deste boleto pode ter o diâmetro de 5 a 20 cm, é curvo, podendo ser aplanado com a idade, e a sua cor pode variar em distintos tons de castanho. Com o tempo seco, pode apresentar-se quebrado, com quebras e gretas, com aspecto de rede. O himénio de tubos pode separar-se facilmente da carne do chapéu, apresentando cor trigueira quando envelhece.
: O pé do B. aestivalis pode atingir 20 cm de altura, é grosso (ventrudo) e de cor castanho clara. Ao longo do pé, apresenta um reticulado, bem definido, de cor branca.
Carne: Com um odor agradável, a carne é espessa, de cor branca, amarelecendo com o envelhecimento. É muitas vezes atacada por larvas.
"Habitat": Encontra-se nos bosques de folhosas, especialmente de carvalhos e castanheiros, necessitando de calor e de humidade, desde o mês de Maio até ao fim do Outono. No Alcaide, surge mais nos soutos.
Utilização: É muito bom comestível, mesmo quando seco.


Dois Boletus aestivalis com chapéu gretado, colhido nos finais de Maio de 2009, no sítio de Fórneas no Alcaide.


Os mesmos cogumelos com o himénio de cor branca amarelada.

Cogumelo a envelhecer. Chapéu aplanado e gretado, himénio com cor trigueira.

Cogumelo a envelhecer, com chapéu gretado, pé curto e grosso.

Cogumelo com chapéu gretado e de cor branca.

Chapéu de cogumelo adulto com aspecto globoso e gretado.

Cogumelo envelhecido.

Corte longitudinal de cogumelo adulto, colhido nos fins de Maio, em Fórneas, Alcaide. Note-se o chapéu gretado, a carne branca e o himénio amarelado. Na base do pé, encontravam-se pequenas larvas.

Corte longitudinal de pequeno cogumelo maduro. A base do pé estava a ser comida por lesma (parte mais escura).
















Nenhum comentário: