Classe: Basidiomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Amanitaceae
Ordem: Amanita
Espécie: Amanita citrina
Devido à sua cor, amarelo pálido ou verde pálido, o cogumelo Amanita citrina é conhecido por cogumelo limão. Quando molhado, torna-se pegajoso e viscoso. Tem odor a batata crua, desagradável. Procede de um fungo micorrízico, associado a plantas folhosas.
DESCRIÇÃO:
Chapéu: De início, o chapéu tem a forma de hemisfério, tornando-se depois plano ou com ligeira convexidade, podendo atingir 12 cm de diâmetro. A cor pode variar do branco, na variedade alba, até ao verde-limão e amarelo esverdeado.
Apresenta restos da volva na cutícula, distribuídos de forma irregular, com diferentes tamanhos.
Himénio: Tem lamelas livres, finas e cerradas, de cor esverdeada clara, alternando-se com lamélulas, pequena lamela que não chega ao pé.
Pé: Pode atingir de 4 a 12 cm de diâmetro e 1 a 1,5 cm de espessura, com forma cilíndrica, terminando num bolbo grande envolvido por volva esbranquiçada, com aro na parte superior. Em jovem é cheio, de cor branca ou verde-limão e, com a idade, torna-se oco. Apresenta um anel, na parte superior, estriado, membranoso, da cor do pé.
Carne: Branca, esverdeada debaixo da cutícula.
"HABITAT":
Surge na Primavera e no Outono, em bosques de coníferas e de folhosas, vivendo em simbiose com as plantas.
OBSERVAÇÕES:Não tem valor como comestível. Ingerido pode provocar desarranjos intestinais. Pode confundir-se com o Amanita phalloides e com o Amanita gemmata, quando desaparecem os restos da volva sobre o chapéu.
Cogumelo em crescimento. O pé já definido e os pedaços da volva no chapéu.
Cogumelos em crescimento.
Corte longitudinal de cogumelo: chapéu hemisférico, lamelas livres, pé oco, terminando em bolbo, envolvido pela volva. Carne branca.Cogumelos em crescimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário