sexta-feira, 5 de junho de 2009

COGUMELOS NA SERRA DA GARDUNHA



O "AMANITA MUSCARIA" NO ALCAIDE - FUNDÃO

Divisão: Basidiomycota
Classe: Basidiomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Amanitaceae
Género: Amanita
Espécie: A. muscaria

O Amanita muscaria é um cogumelo muito bonito, mas é tóxico. É o mais usado, por muitos artistas, quer para pintura, decorações e ilustração de histórias e contos infantis, associado a figuras de fadas, de diabos e de fantasmas das florestas. É vulgarmente conhecido por cogumelo mata-moscas de chapéu vermelho com manchas brancas, por matar as moscas que tocam na cutícula.
DESCRIÇÃO:
Chapéu: Pode atingir 20 cm de diâmetro, é húmido e carnudo, com a margem estriada, nos exemplares adultos. No início, está envolvido pela volva branca, que vai desaparecendo, deixando restos, parecidos com flocos de neve, no pé e no chapéu. Globuloso no início, vai abrindo com o crescimento, chegando a aplanado e, por vezes, a côncavo. Tem cor brilhante, vermelho-viva ou vermelho-laranja.
Himénio: Com lamelas cerradas, livres, de cor branca ou amarela.
: Com altura de 12 a 25 cm e 1 a 2,5 cm de diâmetro, a princípio cheio e depois oco, termina num bolbo redondo, apresentando círculos concêntricos de verrugas, que são restos da volva. De cor branca ou creme, apresenta na parte superior um anel amplo branco ou amarelado.
Carne: Compacta, de cor branca ou amarela junto da cutícula, com cheiro agradável.
"HABITAT":
Cresce de Agosto a Janeiro, por vezes, na Primavera, por todo o lado, quer em bosques de folhosas, quer em bosques de coníferas. É micorrízico, associado, especialmente, a pinheiros, castanheiros e carvalhos.
UTILIZAÇÃO:
Segundo historiadores, antropólogos e biólogos, o Amanita muscaria, era usado por xamãs, siberianos, esquimós e celtas, em actos religiosos, e era dado a comer, pelos vikings, aos guerreiros antes das batalhas, para, com frenesim, entrarem nas lutas.
OBSERVAÇÕES:
VENENOSO - Este cogumelo produz uma intoxicação do tipo psicotónico, causada pela muscarina, concentrada especialmente, na cutícula. Produz vómitos, lacrimejamento, perturbações psíquicas, diarreias, suores, alucinações e delírios, seguidos de profundo sono, por vezes, com morte se o coração não resistir.
Quando o chapéu toma a cor laranja, com a água, pode confundir-se com o Amanita cesareae, que é um bom comestível.

Cogumelo jóvem

Cogumelo jóvem

Cogumelo adulto e dois em crescimento.


Cogumelo adulto, onde se vê o anel no pé.

Chapéu rachado, vermelho ao centro e alaranjado na margem.

Par de cogumelos adultos com chapéu rachado.

Cogumelos em souto.

Corte longitudinal de cogumelo jóvem. Notam-se as lamelas livres, a carne branca, a cutícula vermelho-alaranjada e o anel a descolar-se do himénio, para envolver o pé.








Nenhum comentário: