quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

COGUMELOS NA SERRA DA GARDUNHA

ALCAIDE
Albano Mendes de Matos


Coprinus picaceus

Os cogumelos do Género Coprinus, Família Agaricacea, (C. picaceus, C. micaceus, C. atramentarius, C. comatus, C. sp, C. disseminatus e C. psicatilis), fungos saprófitos, caracterizam-se por o chapéu, quase apenas formado pelas lamelas, se liquefazer depois da esporulação, produzindo um líquido negro semelhante à tinta-da-china. Por isso, tomam a designação de tampa de caneta.
A tinta dos cogumelos Coprinus foi utilizada na I Grande Guerra, pelos Aliados, para escreverem mensagens, cuja autenticidade era reconhecida pelos esporos que a tinta continha, observada a escrita com uma lupa. Para esse efeito, estes cogumelos eram cultivados nas trincheiras

O Coprinus picaceus, quando jovem, é esbranquiçado, passando, depois, a mesclado de preto e de cinzento. Desenvolve-se no Verão até ao fim do Outono, nas pradarias, nas clareiras das matas, nas margens dos caminhos e mesmo nos jardins, em terrenos ricos em azoto.

O Chapéu do Coprinus picaceus, que pode ter de 5 a 10 centímetros de diâmetro, de início tem a forma cilíndrica, passando à forma de sino à medida que envelhece. Em jovem, as lamelas livres são brancas, tomando a cor rosa e depois negra. Tem um ligeiro anel móvel no caule, sendo este branco e longo, de 8 a 20 centímetros.

O Coprinus picaceus é comestível, não devendo ser acompanhado com bebidas alcoólicas. Pode ser cultivado.

Fotos de Albano Mendes de Matos

Cogumelo jovem


Cogumelo jovem sem película/escamas no capéu

Cogumelo jovem aberto a meio


Cogumelo desenvolvido

Cogumelo desenvolvido

Cogumelo desenvolvido

Cogumelos num souto, nas margens de caminho

Chapéu a desagregar-se para se liquefazer

Partes do chapéu já liquefeitas

Chapéu a liquefazer-se



.

Nenhum comentário: