quinta-feira, 1 de maio de 2008

COGUMELOS NA SERRA DA GARDUNHA

As Sanchas no Alcaide
Albano Mendes de Matos



LACTARIUS DELICIOSUS

O cogumelo Lactarius deliciosus, nome científico, da família Russulacea, género Lactarius, espécie Lactarius deliciosus, conhecido no Alcaide por Sancha, é vulgar nos pinhais da aldeia. De cor alaranjada, com manchas mais escuras da mesma tonalidade, é o fruto de um fungo micorrízico associado, em simbiose, com diversas coníferas.É denominado lactário, por, ao ser cortado, deitar um suco cor de laranja, que passa a esverdeado com a oxidação.

Apresenta um chapéu de 5 a 15 cm, com lamelas finas e recorrentes, o himénio, na parte inferior, onde são criados os esporos para a reprodução. Quando jovem, o chapéu apresenta-se enrolado nos bordos, evoluindo, com a idade, para a forma deprimida no centro. Tem um pé curto sem anel.

Na apanha, o cogumelo não deve ser arrancado, mas cortado, deixando um pedaço do pé no solo, para o micélio, subterrâneo, não ser danificado.
É comestível. Foi muito procurado e utilizado pelos alcaidenses, nos meados do século passado. Actualmente, é procurado pelos espanhóis.

A carne deste lactário, compacta, de cheiro suave e sabor adocicado, pode ser guisada com azeite, cebola, sal e, por vezes, um pouco de farinha. Também pode ser guisada com batatas ou carne.




Lactário delicioso amadurecido
Lactários deliciosos amadurecidos: à esquerda, a parte superior do chapéu, à direita, a parte inferior, o himénio.

Pé e parte inferior do chapéu; nas lamelas, um golpe com o suco alaranjado



Parte inferior do chapéu com o pé cortado


Cogumelo envelhecido

Corte logitudinal do cogumelo

Corte longitudinal do cogumelo

Nenhum comentário: