terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O BLOGUE PLANTIFUNGI

Albano Mendes de Matos


O blogue plantifungi tem por finalidade apresentar algumas considerações sobre plantas, espontâneas e cultivadas, e cogumelos silvestres, na Serra da Gardunha, especialmente nas terras da aldeia de Alcaide, nos seguintes aspectos:

- Plantas usadas na farmacopeia tradicional,

- Plantas espontâneas comestíveis,

- Plantas espontâneas com diversas utilidades,

- Cogumelos comestíveis,

- Cogumelos tóxicos,

- Cogumelos venenosos.

Muitos processos da arte de curar doenças e feridas vêm de eras passadas. Algumas práticas curativas, com base nas plantas, foram sancionadas pela Farmacologia e pela Terapêutica modernas.

O Reino Plantae fornece alimentos e proporciona ingredientes para um grande número de remédios. Algumas espécies vegetais têm acção directa sobre certas doenças e outras são procuradas para lhes serem retiradas partículas com utilização na medicina científica, como, por exemplo, a aspirina usada como analgésico, obtida a partir de extracto de salgueiro (Salix L.)

É evidente que há, embora em decadência, uma medicina popular que sabe aplicar as plantas, por conhecimentos transmitidos de geração em geração. A fitoterapia acompanhou o homem, com as flores, as folhas, as raízes, as cascas e os óleos essenciais das plantas, utilizados em xaropes, infusões, cozimentos, vapores e emplastros.

Nenhum comentário: