sexta-feira, 27 de junho de 2008

COGUMELOS


Clathrus ruber

Ordem: Phallales
Família: Phallaceae
Género: Clathrus
Espécie: Clathrus ruber

O Clathrus ruber é um interessante cogumelo que toma a forma de uma gaiola esférica ou oval, com 5 a 15 centímetros de altura, que aparece em lugares húmidos, jardins e terrenos de cultivo, associado a raízes, cascas e troncos de árvores envelhecidos.
É um saprófito que germina de um ovo, cuja parte exterior se transforma em volva, que envolve a base do cogumelo para o sustentar. O ovo liga-se ao solo por raízes.
A espécie de gaiola é formada por vários ramos ou braços esponjosos, ligados entre si, que podem ter cor vermelha, rosa ou laranja. Quando maduro, a superfície interior dos braços do cogumelo apresenta gleba, uma massa mucelaginosa esverdeada, que contém os esporos, para a reprodução. A gleba exala um odor nauseabundo, como carne putrefacta, o que atrai as moscas e outros insectos, originando a dispersão dos esporos.





Ovo do Clathrus ruber, com raiz.

Metade de um ovo - A parte exterior vai formar a volva, a parte intermédia é o corpo do cogumelo e a parte interior, esverdeada, constitui a gleba, aparelho reprodutor, com os esporos.

Ovo cortado a meio

Cogumelo com volva e raízes, que o sustentam.

Cogumelo com volva, parte exterior do ovo, e gleba esverdeada onde se encontram o esporos.

Cogumelo alaranjado em forma de gaiola, já sem a gleba.

Cogumelo adulto já sem gleba, com a volva.

Cogumelo adulto com a volva.


Albano Mendes de Matos






Nenhum comentário: